Compartilhe este texto

Polícia recupera mais de uma tonelada de medicamentos desviados no Amazonas

Por Portal Do Holanda

01/05/2024 19h41 — em
Policial


Foto: Divulgação/PC-AM

Manaus/AM - A polícia recuperou mais de uma tonelada de medicamentos e produtos hospitalares desviados dos hospitais do Amazonas. A Operação Corsário prendeu três integrantes da organização criminosa, entre eles o motorista do Hospital 28 de Agosto, João Luis de Paula Monteiro, e os empresários Antônio Lúcio Castro Cena, 54, e Cristiano Valente Maia, 47.

As investigações iniciaram após a Secretaria de Estado de Saúde identificar, por meio de seus mecanismos de controle interno, inconsistências no quantitativo dos insumos, e acionar as Forças de Segurança.

A polícia identificou que o motorista, que trabalhava na unidade hospitalar, era o responsável por desviar medicamentos, insumos e instrumentos médicos com a ajuda de Antônio, que revendia clandestinamente os produtos por valores abaixo dos aplicados no mercado convencional.

“Conseguimos coletar, também, algumas denúncias e informações de populares residentes no entorno onde residia um dos alvos (das investigações), acerca da presença constante de uma ambulância do Estado na residência do suspeito e, com apoio da Secretaria de Inteligência do Estado, a gente conseguiu monitorar durante aproximadamente 30 dias o imóvel, realizando campanas e fazendo um monitoramento eletrônico”, explicou o delegado Cícero Túlio, titular do 1° DIP, que conduziu a operação.

Durante as investigações, a polícia identificou os envolvidos transportando materiais em ambulâncias até a residência do motorista, onde os produtos ficavam estocados até que o empresário encontrasse compradores para os produtos. 

Durante a operação, o terceiro suspeito Cristiano Valente, foi preso em posse de diversas caixas de soro fisiológico subtraídas de uma unidade hospitalar da capital. Segundo as investigações, o empresário adquiriu os produtos com o objetivo de escoar para o interior do Estado. As investigações irão continuar para identificar se mais pessoas estão envolvidas.

Os autores foram flagranteados pelos crimes de organização criminosa, furto qualificado, peculato doloso e receptação qualificada. Eles passarão por audiência de custódia e ficarão à disposição da Justiça.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Policial

+ Policial