Compartilhe este texto

MPRJ denuncia sobrinha de Tio Paulo por vilipêndio e fraude

Por Portal Do Holanda

01/05/2024 17h01 — em
Brasil


Foto: Reprodução

O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) denunciou Érika Souza, sobrinha que levou o tio, Paulo, já falecido para um banco com a intenção de realizar um empréstimo. Ela deve responder por crimes de vilipêndio de cadáver e tentativa de furto mediante fraude. A ação chocante ocorreu em um episódio que ganhou destaque pela audácia e falta de respeito à dignidade do falecido.

Na denúncia, a promotora de Justiça Débora Martins Moreira destacou o "desprezo e desrespeito" demonstrados por Érika em relação ao idoso Paulo Roberto Braga, a quem ela deveria cuidar. O documento enfatizou que Érika conduziu o tio já morto até uma agência bancária e permaneceu lá, mesmo após o falecimento, com o objetivo de realizar um saque financeiro, revelando total desconsideração pela pessoa falecida.

"A denunciada, consciente e voluntariamente, vilipendiou o cadáver de Paulo Roberto Braga, seu tio e de quem era cuidadora, ao levá-lo à referida agência bancária e lá ter permanecido, mesmo após a sua morte, para fins de realizar o saque da ordem de pagamento supramencionada, demonstrando, assim, total desprezo e desrespeito para com o mesmo", ressaltou um trecho do documento.

Além da denúncia formalizada pelo MPRJ, o órgão manifestou-se contrariamente a um pedido da defesa de Érika de liberdade provisória. O relatório enviado ao MPRJ pelo delegado que conduziu as investigações sustentou a convicção de que Érika estava plenamente ciente do falecimento de Paulo Roberto Braga dentro do banco.

"Não há dúvidas de que Érika sabia da morte de Paulo, mas, como era a última chance de retirar o dinheiro do empréstimo, entrou com o cadáver no banco, simulou por vários minutos que ele estava vivo, chegando a fingir dar água, pegou a caneta e segurou com sua mão junto à mão do cadáver de Paulo, contudo, como os funcionários do banco não dispersaram a atenção, não pôde fazer a assinatura", destacou Fabio Luiz Souza, da 34ª DP (Bangu).

Paralelamente, a investigação por homicídio culposo está em curso, fundamentada na grave "omissão de socorro". Érika permanece detida preventivamente em Bangu, aguardando desdobramentos judiciais.


Siga-nos no
O Portal do Holanda foi fundado em 14 de novembro de 2005. Primeiramente com uma coluna, que levou o nome de seu fundador, o jornalista Raimundo de Holanda. Depois passou para Blog do Holanda e por último Portal do Holanda. Foi um dos primeiros sítios de internet no Estado do Amazonas. É auditado pelo IVC e ComScore.

ASSUNTOS: Brasil

+ Brasil